terça-feira, 11 de outubro de 2011

Recado para Manaus


Manaus, decida-se. Ainda estamos em Outubro, e você está agindo como Dezembro. Se for assim, pelo menos faça isso direito - quero férias. Porque assim não dá.

De manhã, você quer nos matar com seu Sol infernal, brilhando lá em cima glorioso, se achando o rei do pedaço. Mas aí você decide que isso é muito Agosto e resolve, sem qualquer tipo de aviso prévio, mandar um TEMPORAL COM VENTOS ASSUSTADORES, assim, só porque deu vontade. Só porque deu na telha.

E se deu na telha, deu na telha, LITERALMENTE, porque as telhas das casas começam a voar em uma tentativa fracassada de imitar o início do Mágico de Oz, mas sinto que isso só precisa de um pouco mais de prática para se tornar realidade.

Lá estava eu, no Centro da cidade, quando a chuva do Apocalipse chegou. Sentia que a qualquer momento poderia ver a Arca de Noé surgindo lá no porto, seguindo bruscamente pelo rio em uma onda gigantesca. Eu vi mangueiras voando, cadeiras voando, mesas de plástico voando, galhos voando e, PRINCIPALMENTE, barras de ferro caindo do alto em direção à rua.

Foi o caos - e sei que você não se arrependeu nadinha, ó querida cidade. Meu pobre irmão manobrista estava lá, tentando estabilizar o carro, tentando acelerar e frear ao mesmo tempo, tentando - basicamente - sobreviver. E eu?

Eu só queria ter uma câmera para ter filmado tudo isso. Seria ótimo para o vlog.

Deixamos meu pai em algum canto da tempestade, não o vi depois disso. No momento que ele saiu do carro, a água entrou e - olha que belezura - lavou absolutamente tudinho por dentro. Em 2 segundos.

Mas então ele vem e liga para o Carlinhos, e eu penso que ele estava sendo arrastado pela correnteza para as profundezas da cidade. Ainda bem, não. Mas ele tinha notícias ainda melhores.

Era granizo.
Granizo.
Pedras de granizo caindo.
Em manaus.
Em manaus.
EM MANAUS.

Eu sei. É difícil acreditar. Mas aconteceu. E eu estava lá para provar. Oh, Manaus, você é uma caixinha de surpresas...

Mas, da próxima vez, agradeceria se você desse um toque antes. Assim... só pra gente se preparar.

Tudo bem?

Afetuosamente,
sua habitante.

Nenhum comentário: