terça-feira, 24 de julho de 2012

A quem culpar?


Semana retrasada, tive a sensação irritante de que todo o mundo já estava de férias - menos o meu colégio. Ficava cada vez mais óbvio, mais aparente, só que então, semana passada, cheguei a uma conclusão.

Eu estava absolutamente certa. Julho. Época em que todos os países do mundo - inclusive o Brasil - ficam de férias, não importa a duração - todo mundo está de férias. Menos algumas escolas na China, possivelmente, e é claro, o meu colégio.

Tudo isso tem uma explicação muito simples. Só existe uma pessoa a quem devemos culpar, somente uma, tal pessoa é a real razão do sofrimento dos alunos do colégio Adalberto Valle em Manaus, e esta pessoa é a Rainha da Inglaterra.

Ou talvez - talvez - a diretora do meu colégio, que é uma pessoa muito gente fina que deve gostar bastante de esportes, tanto a ponto de adiar as férias do meio do ano para bater com o período das Olimpíadas em Londres. "Assim todo mundo vai conseguir assistir melhor". Mas, como eu disse - talvez. Culpar a Rainha ainda é muito mais divertido.

O argumento todo, aliás, é cheio de falhas e inconsistências. "Assistir melhor"? Sendo que a coisa toda vai passar... na Record? Isso por si só é uma contradição - e das paradoxais. "Assistir melhor", quando posso contar nos dedos quantas pessoas sei que estão indo para Londres vibrar com o sentimento de união mundial olímpico. Sei. Assistir melhor. ~faz aspas com os dedos~

Mas deixemos os ressentimentos de lado. Meus amigos, estamos de férias. Tardias, mas hey, ainda assim, férias. E melhor - agora podemos apontar e rir na cara de todo mundo que já voltou a trabalhar, e dizer "Nana nana, olha só pra vocês...".

Espera, essa é mesmo a parte boa...? Porque isso significa que só podemos sair... entre nós. Oh, céus. E eu já vejo vocês o ano todo, doze horas por dia, muitas vezes seis vezes por semana, por onze meses.

De qualquer forma, caros colegas, está na hora de colocar em prática todos aqueles planos que você anda arquitetando e aperfeiçoando desde maio, aquela lista de coisas "para fazer", aqueles livros que você queria ler desde sempre, coisas pra estudar, filmes pra ver, tal e coisa, coisa e tal.

Esqueça a parte em que você nunca consegue fazer um terço dessas coisas, o que vale é a intenção e o entusiasmo inicial.

Eu, por exemplo, tenho muitos planos para as férias e para o próximo semestre, entre eles inclusos aula de francês, teatro e dança de salão. São todas coisas que eu quero fazer, devia fazer, mas tenho plena consciência de que só vou conseguir arranjar e manter uma delas até o final do ano. Depois eu tô de boa.

De boa, porque até chegar até lá ainda tenho que passar por muito estresse e pré-vestibulares e gente estressada e pré-vestibulares deixando gente estressada.

Mas eu só estou pensando na parte do "de boa". Porque se tudo der certo, até lá eu também me arranjo e finalmente sambo na cara das pessoas estressadas que fazem de tudo pra me estressar também. Socorro, eu não quero me estressar, eu só quero comer biscoito.

Infelizmente, o biscoito já tem outros planos.
Enquanto isso, eu finjo que aproveito e faço algo útil nas minhas férias, enquanto vocês aproveitam e fingem fazer algo útil pelo resto de ano - e depois a gente tá de boa. 

Taí um plano genial, todos de acordo?

OBS.: Não se esqueçam de assistir as Olimpíadas, por favor assistam as Olimpíadas, já que foi por causa delas que eu só tive as férias do meio do ano... no mês 8, então só parece justo que TODO MUNDO deva ser obrigado a assistir também.  Então aproveitem os jogos. Ou finjam, tanto faz.

Depois a gente tá de boa mesmo.

Nenhum comentário: