terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vivendo em união


Você aí que está planejando fazer intercâmbio num futuro próximo: está na hora de se reavaliar. É claro que é importante ter noções básicas de higiene e economia, só que mais importante que isso é parar para pensar se você está pronto para viver com completos estranhos, que provavelmente nada terão em comum com você. E com isso vem, gradualmente, os problemas de convivência.

Todos somos diferentes e temos nossos próprios hábitos e gostos. Isso é normal. Mas também existe algo chamado bom senso, e que neste caso significa: fazer de tudo para não atrapalhar/invadir o espaço do outro.    É fácil, é simples, é automático no meu caso. Quero ver série? Coloco o fone. Quero ligar a TV? Pergunto primeiro. Coisas do tipo. Mas - e você pode até achar que não, mas acredite quando eu digo que - esse tipo de gente que aparentemente não sabe disso existe. E se você for um sortudo como eu, é esse o tipo que você vai encontrar.

Não vou entrar em detalhes sobre a minha roommate, porque não vale a pena e já cansei de me estressar com as peculiaridades da pessoa dela. Ao invés disso, deixarei a vocês a opção de deduzir o que ela tanto faz pra me irritar em forma de (adivinha) lista. Se vocês acompanham o blog há algum tempo, já devem saber que eu amo listas/tabelas/formas de organização de ideias.

Então, em primeira mão, para vocês, as básicas regras de convivência numa Host Family (da Inglaterra ao Taiti).

NO QUARTO
- Mantenha suas coisas no seu canto do quarto. Se sentir que já pode confiar na colega de quarto/família, sinta-se à vontade para deixar algumas sacolas perto da cama, mas nada muito além disso. Malas sempre fechadas e/ou trancadas.

-Faça sua cama logo após de acordar. Não se preocupe com a cama da sua colega (ou do colega), isso não é problema seu.

-Procure se vestir no banheiro e não ande só de meias por aí. E quando eu digo "só de meia"...

-Vai fazer barulho? Coloque os fones de ouvido. Se for Skype, pergunte antes, mas se puder, procure um canto afastado da casa para conversar. As pessoas de vez em quando querem dormir.

NO BANHEIRO
-Quando for tomar banho, leve suas coisas e coloque-as pelo banheiro. Porém, após terminar, leve tudo de volta para o quarto. Ninguém precisa ficar encarando seu xampu e creme para calos.

-Lembre-se que o banheiro provavelmente está sendo dividido por várias pessoas, especialmente em países europeus, onde não há... abundância deles nas residências (é sério).

-Não gaste muito tempo no chuveiro. Água é um bem precioso e não é você que está pagando.

NAS ÁREAS COMUNS DA CASA
-Logo quando chegar na Host Family, sua anfitriã irá avisar se você tem permissão para ficar passeando pela casa junto da família. Alguns são de boa e não veem problema, outros preferem que você fique no seu quarto fingindo que não existe. Dei sorte e fiquei numa família muito legal, então posso assistir TV na sala, por exemplo, mas isso não acontece em todos os casos. É bom ter isso em mente.

-De preferência, mantenha-se na maior parte do tempo no seu quarto mesmo. Você vai se sentir melhor por lá (a não ser, é claro, que tenha uma colega de quarto repugnante). Mas, no geral, não é muito bem visto ficar se intrometendo o tempo todo na rotina da família.

-Comeu? Bebeu? Usou? Lave. Simples assim.

-Muitas casas não oferecem serviço de lavandaria, e se oferecem, há um preço a pagar. Você será informado no dia da sua chegada, não se preocupe.

-Pergunte também sobre o wifi. Se não tiver, troque de casa (okay, brincadeira, mas não é legal ficar numa casa sem Internet).

 NO JARDIM
- ...Sério?

NO GERAL
-Só não destrua nada, não faça bagunça e não seja um mala que tudo vai dar certo (a não ser, é claro, que tenha um colega de quarto repugnante).

Mas existem coisas na vida que não dá pra evitar.

Só torça muito pra não se encarar com um problemas desses, e se não aguentar mais, informe seu colégio e eles providenciarão uma nova família na mesma semana.

Eu dando exemplo de boa convivência com meu amigo esquilo do Regent's Park

Não cometam meu mesmo erro e não esperem para falar (reclamar) no final da viagem. Engoli muito sapo nas últimas quatro semanas e não gostaria de ver alguém passando pelas mesmas dificuldades/inseguranças, se eu puder evitar.

Sei que a lista foi bem elementar/trivial, mas sinceramente, são essas as coisas que vão fazer a sua convivência um paraíso ou um inferno na Terra. É só seguir essas regras básicas que todo mundo fica feliz: você, seu colega de quarto, sua Host Mum, sua mãe de verdade, e o Papa.

E ninguém merece ter um intercâmbio ruim por causa de desentendimentos com estran(geir)hos.

Por hoje é isso, pessoal.

O que eu tenho vontade de fazer toda vez que minha roommate  me dá nos nervos.

Nenhum comentário: