sábado, 18 de dezembro de 2010

CREPÚSCULO E A LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Olá, pessoal.

Vocês devem ter percebido mudanças no blog. É que eu já estava tentando mudar o Design faz séculos, só que nunca dava certo. Enfim, hoje deu.

Eu não sou muito fã de cores claras e alegres, aquele azul já estava me deprimindo... Eu também teria mudado a foto, se não tivesse ficado tão estranho.

Esquilo intrometido E fotogênico.
Era pra ser um esquilo. Um esquilo fofinho. No meio da cidade que é o novo plano de fundo. Aí, eu seria "um esquilo na cidade". Maaaaas, toda essa história metafórica de esquilos selvagens em selvas urbanas não deu certo. O esquilo virou um gigante. Um dia eu ajeito tudo. Enquanto isso, menina de braços levantados e na beira do mar, você continua.

Como eu GOSTO de esquilos, aqui vai uma foto que eu achei muito engraçada.

Maaaas, como o post hoje não fala sobre esquilos, acho melhor trocarmos de assunto logo.

O assunto filosófico hoje é CREPÚSCULO E A LITERATURA CONTEMPORÂNEA.

É impossível que qualquer pessoa neste mundo não saiba do que o fenômeno Crepúsculo se trate. A não ser que você seja um heremita solitário que vive nas montanhas da foto acima, é claro.

Lembro de quando o mundo já estava se recuperando da febre HIGH SCHOOL MUSICAL. E tudo era tão calmo... chato, até. Adeus, Zac Efron!

As meninas adolescentes precisavam de um novo motivo para viver.

E aí surge... TARAM!

CREPÚSCULO!

A humana normal que se apaixona pelo vampiro bonzinho que brilha no sol, e juntos tem uma bela história de amor e uma filha chamada Renesmee, depois de quatro livros.

E foi sucesso instantâneo... digo, depois que o primeiro filme foi lançado, porque antes...
Aqui o primeiro livro. E a bendita maçã.

Acho que Crepúsculo só teve tanta repercussão entre as jovens de 11 a 15 anos porque mostra tudo aquilo que elas estão procurando, tudo aquilo que elas sonham.

O romance de conto de fadas, o homem perfeito, o romance, o pudor, o descobrimento do sexo, e segue o bonde.

Não importa a história, desde que a Bella sinta essas borboletas no estômago toda vez que toca o Edward, e que ele diga "Eu sou perigoso, você devia se afastar de mim, mas se você fizer isso, eu morro", e Bella responda "Eu também.".

E o povo suspira.

Sinceramente, acho que isso não é muito... an... legal, não.

Tá, é bonitinho e tals, mas será que é uma história fantástica?

Stephanie Meyer não precisou de muita inteligência pra isso. Mas não posso negar que ela foi muito esperta, porque isso ela foi.

Eu mesma já li a saga toda. E realmente só me empolgava quando a Bella estava com o Edward, o resto tudo era tão chato... aquelas histórias quileutes, o exército chato de vampiros... juro que não entendi até agora aquela coisa de rastreador.

Não que as partes com a Bella e o Edward fossem tão interessantes, afinal, nada acontecia.

Eu sempre achei a Bella muito idiota.

Porque, afinal, ela tem cara idiota, tem atitudes idiotas e pensa como uma idiota.

Eu pensei que no século XXI as mulheres já seriam mais independentes.

E o Edward é um... pamonha. Sem comentários.

A autora de sorte.
Lua Nova é um saco. Se você lê um livro porque não gosta de ficar entediada, não leia esse. Afinal, esse te deixa mais entediada ainda.

E tem o lobo chato. O Jacob. Ou como eu gosto de chamá-lo internamente: Jacó.

Dizem que tem aquilo de "o amor de conto de fadas" e "o amor real". Eu não achei nada disso até agora.

Pra mim, a Bella queria os dois. Ô menina volúvel. Eu até fico com pena do Jacob no final. Gosta tanto dela, e termina com a filha dela (?).

Além da história seguir os mesmo padrões das histórias normais.

Eles se encontram na aula de biologia  (porque a Meyer não consegue pensar num modo melhor deles se conhecerem).
Ele salva ela dos marginais da rua.
Ele some.
Ela sofre.
Ele volta.
E ela pula de alegria.
Eles vão pro campo.
Estão apaixonados.
Vivem um pouco isso.
Vem o pessoal do mal.
Tentam matar a Bella.
Matam o pessoal do mal.
E vão para o baile.

Que meigo.

Uma coisa que eu sempre achei muito mal fundamentada era aquela Victoria armar UM EXÉRCITO TODINHO SÓ PRA MATAR A BELLA.

Poxa, Meyer, era hora de aumentar o nível da história. Por que eles não podiam tentar DIZIMAR A CIDADE? Aí sim, seria uma AMEAÇA.

Além do "Vamos furnicar, Edward?", "Não, agora não", "E agora?", "Só depois que a gente se casar", "AAH, eu não quero esperar.", "Desculpe, minha filha, mas eu sou um vampiro antiquado, e vai ser do MEU jeito."

Aí, a moça engravida. Logo de primeira. Ô sorte. Eu queria saber como isso foi possível, já que ele estava morto faz 90 anos, e não tinha mais sangue para descer para o seu... Bom, isso é assunto para outro post.

Quero lembrar que esse post foi somente para mostrar o meu ponto de vista, não precisa ser necessariamente a sua opinião, e também nem precisa fazer sentido. Afinal, eu escrevi tudo isso de madrugada e de uma vez só, então... Eu posso ter escrito besteira, maaaas, tô nem aí.

Amanhã ou segunda eu volto, com uma reflexão (que dessa vez não é minha) HARRY POTTER X BELLA SWAN.

Adeus, corujas, até breve, e comentem.

Afetuosamente,

Eu.


3 comentários:

Flávia Martins disse...

Eu sinceramente não consigo acreditar que concordo com tudo que vc diz, tipo, eu (uma fã obcecada por twilight e que grita por qualquer noticia do rob) Aff.. só vc mesma olha karla, mas realmente, tem tudo a ver, o jacob é um mala (além dele parecer uma árvore atuando), a Bella, bem.. sem comentários e o Edward, sou louca por ele, mas isso é culpa do Robert Pattinson.


Enfim.. lua nova é mtttt chato, na verdade eu até pulei os capítulos que falavam sobre as lendas quileutes, os lobos e bla blá..

Masss, estou esperando por amanhecer mttttt anciosa.. E continuo lendo as fics água com açucar.

Bem, é isso, deixa eu ir pq esse troço ta ficando grande demais.

Bjinhos

Flá Martins *--*

Obs: Você é a versão feminina do Felipe Neto, sabia? kk

Gabriele disse...

É, eu sou outra q concorda com vc...
Putz, eu não gosto do Jacob não... e putz, Lua Nova foi o pior livro... eu lia de olhos fechado (?) *tá,isso não existe*
Maaaaaaas, mesmo assim, o livro é um porre!

Tá bom, isso é tudo...
Bjs

Gabi *.*

Anônimo disse...

tipo eu amo muito crepusculo e tal maaaaaaas vamos combinar que tem coisas que precisamos considerar como o Jacob que acaba com a filha da Bella, tipo aqueles programas de tv que são uma cachorrada, pô Meyer se eu quisese ver isso eu tava vendo esses programas!Prontofalei!