sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DESABAFO DA MADRUGADA

Fala, Brasil.

Aqui sou eu mesma, a lunática Karla Kizem, que não tem mais mais nada a fazer nesta madrugada, além de dormir. Mas dormir é pros fracos.

Ou pros que conseguem. E eu não consto nessa lista. Mas como eu queria...

Tudo bem.

Enquanto os outros dormem, eu filosofo.

***

Como a maioria de vocês já deve saber, eu escrevo a fic ISABELLA HOLMES - A DETETIVE.

Se você não sabia disso, não se sinta excluído.

Nossa, foi uma maravilha no começo. Eu escrevia pra diversão dos outros, e era só uma brincadeira. Uma brincadeira chamada KARLA HOLMES.

E era, basicamente... comédia.

Mas aquelas comédias legais, com piadas bem elaboradas e trocadilhos bem feitos. E que eu achava uma graça escrever.

Aí, eu cheguei em uma conclusão... Tá, eu escrevi, e o troço está grande. E agora, quem vai ler?

Será que eu posto no blog? Sim.
Mas QUEM entra nesse blog?

Pois é.

Então, eu me lembrei das fanfictions. Das fanfictions de Twilight. E do público que eu já estou acostumada a lidar, que eu já conheço, e que provavelmente iria ler.

Ideia perfeita.

Mas, nesse caso, eu teria que mutilar a história. Transformá-la em algo comercial, só para fins de publicação.

Será que valia a pena? Bom, valia.

Todo autor tem que fazer sacrifícios se um dia quer ser reconhecido e independente.

Só que...

Eu sei que muita gente vai querer me matar, agora, mas eu não gosto de Twilight.

De lá, saíram MUITAS fics excelentes, não posso negar. Por causa das autoras fantásticas.

Mas... as leitoras... Digo "as leitoras" porque, sério, você já viu algum GAROTO que lê fics de Twilight?

Não.

Porque Twilight não atrai meninos.

Eu vou explorar melhor essa minha opinião sobre Twilight em outro post amanh... digo, mais tarde.

Continuando, o fato é que eu não queria transformar a minha história em algo TWILIGHT.

Eu podia fazer uma HERMIONE HOLMES, eu podia. Mas, em fanfictions de Harry Potter, eu ainda sou novata, não sei os sites em que posso ler e publicar, como arranjar mais leitores... Além do mais, fics de Universo Alternativo em HP... não colam.

Enfim, ISABELLA HOLMES foi a única opção.

Ajeitei tudo, modifiquei tudo, feliz, porque eu ia publicar a minha historinha...

PRONTO. Publicado.

Agora, é só esperar... e esperar... e esperar...

Onde estão os leitores?, lembro de ter me perguntado isso no dia que postei.

Quase nenhuma visualização.

E foi quando eu me toquei: 93,8% das usuais leitoras de fics twilight só gostam da mesma história água com açúcar, do mesmo modelo de narrativa, dos mesmos acontecimentos, enfim...

Não gosta de ler nada diferente disso. Se você não é assim, e lê fanfictions de twilight, sabe do que eu estou falando.

Aquela história de "eu te odeio", depois, aí tem enrolação, aí "eu ainda te odeio, mas estou começando a achar que estou me apaixonando por você", e eles ficam em algum lugar presos, e tudo acontece. Lá vem a lemon. Super detalhada. E mais enrolação, acontece alguma briga, mas um depois corre atrás do outro, e "eles tiveram uma filha chamada Renesmee, e viveram felizes para sempre".

Me poupem.

Quantas vezes vocês já leram algum assim?

Tá, tá, parem de contar. Eu sei que já foram muitas vezes.

E, quando vem algo novo, uma AVENTURA, uma COMÉDIA, uma história ORIGINAL e com uma autora FENOMENAL, é aquela desconfiança.

Quantas vezes vocês já não pensaram assim também?

Eu sei que a minha história pode não ser tudo isso, mas merece uma chance, também.

"Deixem o Rob passar, meninas!"
Mas, para isso, precisaríamos mudar a mentalidade de muitas leitoras. Porque, cá para nós, a maioria (não disse todas, não deem chilique) das fãs de Crepúsculo são AS adolescentes cheias de hormônios e que gritam pelo Robert Pattinson, e gritam pelo Taylor Lautner, e que tem a cabeça muito... limitada, prefiro dizer asism.

Porque a obra a ser retratada não é aquela belezura. Não é algo que realmente vale a pena.  É só... "eu quero você, mas não posso ter você, vamos esperar até o livro 4 para isso".

Há, e o povo gosta.

Acho que é por isso que tanta gente vai a procura de fanfics de crepúsculo: porque a história original não é tão boa; deixa a desejar.

Já encontrei tanta gente que pensa assim também...

BOM.

Eu continuei escrevendo os meus contos, e devo dizer que A VOLTA DAS QUE NÃO FORAM é o meu preferido. Porque é a história que eu sempre quis escrever.

Mas, parece que o povo não gostou.

"Cadê o Edward?", ficam dizendo. "Ele ainda vai aparecer?", "Ele vai estar na história?".

Como se o romance fosse tudo. E os outros valores?

Amor, amizade, lealdade, compreensão, e aquela coisa toda... Isso não é ADMIRÁVEL também?

***

Estou escrevendo ISABELLA HOLMES E O ESPECIAL DE NATAL. E, sim, o Edward vai aparecer na história, porque eu queria dar uma variada.

Como Edward Watson.

Nada de Cullen.

Aliás, nada da mesmice de Crepúsculo. Começando pelos sobrenomes.

Não me entendam mal: eu fico grata por tudo que Crepúsculo proporcionou pra mim, pelas pessoas maravilhosas que eu conheci nos tópicos de fanfictions... mas... é que eu não acho que é uma saga que deva ser tão endeusada assim. É publicidade demais. É hormônio demais. E é gente sem conteúdo demais.

Você, fã de crepúsculo que por algum milagre continua lendo isso, por favor, faça a diferença.


Tenha discernimento.
Saiba avaliar.
Saiba descartar.
E não fiquei alheio às novas coisas que surgem por aí.
Elas podem te conquistar, também.
É só ficar de olho.

Conclusão: Eu me rendi à Crepúsculo pelo bem maior. Não me arrependo.
Eu sei que pode melhorar.

E enquanto ainda tiver alguma pessoa pedindo por novos episódios... eu continuarei escrevendo.

E eu também sei que vou achar tudo isso que eu escrevi agora uma besteira daqui a algum tempo, mas... isso é assunto para outra madrugada.

Boa noite, Brasil.

2 comentários:

Gabii_Pattz disse...

Nossa, eu concordo com vc. Apesar de ser fã de Crepúsculo...
As fic sempre tem as mesmices de sempre....
Eu encontrei seu blog, na comunidade de A Infiltrada, vc falando dele lá...
E resolvi ver...
Gostei muuuito do seu jeito de escrever....
Pode ter certeza, vou sempre pedir por mais, e eu acompanhava a Karla Holmes... Hilária... Espero q a Bella Holmes continue do jeito da Karla, pq foi esse o diferencial q me encantou com essa história!
Beijos,
Gabi!

Anônimo disse...

Originais..POrqUe nÃo??!.

Oi Karla, estava lendo sua fanfic e acabei chegando no blog;
Também sou fã de HP, e ainda não vi RDM, mas quero muito ver, já li o livro e isso me deixou ainda mais curiosa.^^(pena que aqui na minha cidade não tem cinema, aff *_* )- O jeito é esperar na porta da locadora!!
->Lendo que vc escreveu..Concordo que crepúsculo peca algumas vezes na falta de conteúdo, e na lerdeza dos personagens. Acho que nós jovens estamos tão desesperados em busca de uma história de amor, que aceitamos quase qualquer coisa!
Não me entenda mal, gosto de Twilight, escrevo uma fic deles, mesmo assim não é como se algumas fics não fossem muito superior a original, e que 98% das Bellas das fics não tem quase nada a ver com a Bella normal assim como os demais personagens (salvo Jacob que quase sempre é o coitado posto de lado da história) kkkk
Mas o negócio é que se vc faz uma história legal, com um roteiro legal e posta com um nome diferente da dos personagens do crepúsculo ou séries famosas... Pronto! Você condenou sua fanfic para exterminação. O que eu acho completamente errado.
Claro que originais fogem um pouquinho do contexto “FANFICTION”, (e que outros filmes famosos as vezes também são prestigiados como fics) mas os sites abrem espaço aos originais, e eu me pergunto “PORQUE NÃO??” ( e eu acabo me respondendo_PORQUE NÂO TEM LETORES!!” simples, não?
Eu admito que anos atrás também sofria desse mesmo mal (até pq a primeira fic que li foi do crepúsculo!) Hoje sou ex dependente de twilight!! kkkk. Claro ainda leio fics deles, mas também abri minha mente para outros personagens com universos alternativos diferentes e originais. Acabei me surpreendendo muito mesmo, (Como em So what que estou lendo agora) E posso garantir que não me arrependo nadica de nada! =]
-Caraca estou inspirada hoje. -Suspira para tomar fôlego.
Então, espero que não tenho divagado de mais...=) Amei o blog.*/S2
bjs

PS: A propósito adoro Isabella Homes, estou lendo nesse momento.

By:Ana Carolina

E-MAIL:ana15carol@hotmail.com
Nick no twilight brasil>: Ana_karol