quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vamos ler um livro?


Eu leio para ser convencida. Seja qual for o assunto, se convenceu, então valeu a pena. Com vinte e três livros na bagagem esse ano (da meta burlesca de oitenta e dois), eu posso afirmar que já li um pouco de tudo. Autores importantes, autores que se acham importantes, autores que ninguém sabe que são importantes, todos com mentes brilhantes das quais eu adoraria mergulhar dentro, nadar e fazer bananeiras por alguns minutos.

Ler é tão difícil, só consegue ser menos difícil do que escrever. Mas "todo mundo lê", você diz. Sim, assim com todo mundo é capaz de escrever. Mas quantos de nós somos realmente capazes de escrever a Ilíada do século XXI?

Ler é tudo, menos uma ação passiva. Tem que ser invariavelmente consciente para poder acontecer de verdade. Um desvio de atenção e, puf, você está pensando em fazendas e como deve ser complicado convencer uma vaca a ser ordenhada. E "passar o olho" não é ler. É uma autoilusão, se é que existe o termo.   Você está se enganando e está enganando o livro que está lendo, porque, sim, eles têm sentimentos e são temperamentais. Se você não se considera tendo um affair com seu livro, então está perdendo uma experiência única de compreensão e amor recíproco que nenhum humano pode oferecer. Ignorem esse último comentário, já que ninguém quer ser doido. (mas é tão bom)

Além do mais, ler é reter. É prestar atenção e memorizar. É entender intimamente o que está acontecendo e todos os seus motivos subliminares, é prever o que ainda vem, é fazer teorias e ser surpreendido.

E é por isso que eu digo que ler requer muito mais do que sentar e colocar os olhos no papel. É tão trabalhoso, ainda mais quando se tem uma meta estabelecida, que ao mesmo tempo que te incentiva a continuar, também estressa e te faz querer subir paredes de vez em quando. Exemplos: "Asdfghjklç eu preciso ler mais 50 páginas hoje..." e "Como assim ainda não passei do vigésimo??" e "Eu acho que preciso estudar...".

E para coroar, ler ajuda e me atrapalha a escrever. Ajuda porque, hey, vocabulário, teses, opiniões, nomes de personagens, e atrapalha porque... tempo. E o tempo, cadê? Como saber no que preciso focar? Como saber a hora de parar, de dar uma folga, de dar um rolê na praia? Como saber quando preciso parar de ler e colocar a cabeça para funcionar com outras coisas?

Como eu disse, ler é difícil, mas escrever é mais. Portanto, é muito mais fácil ficar lendo "a de eterno" o que outros tiveram muita dor de cabeça para desenvolver do que criar vergonha na cara e criar o seu próprio material, com sua própria dor de cabeça, para os outros lerem.

Meu problema recorrente é esse. Pulo de uma tela para outra, lendo inúmeros livros ao mesmo tempo, que inconscientemente passo a lhes referir por "o do celular", "o do notebook", "o de papel", "o que eu estou fazendo". Meus olhos não tem descanso, a mente não para de girar, e eu nunca acho que é suficiente.

Por isso é agora que resolvi exclamar da melhor maneira que sei (escrevendo): tá bom disso.
(eu escreveria algo como "basta", ou "chega", ou "não mais", só que "tá bom disso" traduziu melhor a situação, então foi esse que ficou.)

E como vocês sabem, eu adoro tabelas, pautas, listas, comentários, eu morro de felicidade toda vez que alguém me manda organizar os meus estudos/observações, esse "alguém" sendo meu cérebro em todas as vezes, mas é que é divertido. É que quando eu leio, me convenço.

Parece motivo suficiente para continuar.

COMO LER (CORRETAMENTE)

Requisição inicial: Saiba pronunciar todas as vogais e consoantes do alfabeto de escolha (destaque para o português). Saiba o que pelo menos 85% das palavras escritas signifiquem na língua de escolha. 
Recomendação: prática. 
Exemplos: própria leitura, filmes, música, falando, escrevendo. 
Isso concluído, podemos prosseguir.

1. Após decidir qual livro ler, relembre-se por que você está lendo esse livro em particular e o que você espera dele. É por que você sempre quis conhecer a história sem cortes e sem censura e sem interferências hollywoodianas do famoso Harry Potter? É por que você quer conhecer as melhores táticas para manter o domínio de um território já conquistado através da guerra? É por que seu namorado pode estar lhe traindo e você quer saber se  Freud explica ("e pelo amor de Deus, quais são os sinais?!").

Ter seu objetivo em mente incentiva seu cérebro a lhe incentivar. Abra a primeira página e assista sua atenção, seu interesse, sua concentração, tudo aumentar. Isso ajuda você, no final das contas, a ter uma uma leitura mais contínua, e consequentemente, a ler mais páginas por dia.

2. Onde você está lendo? Na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê? Não importa. Se você se distrai com barulho, corte o barulho. Se você gosta do som da chuva porque acalma, tá aqui o som da chuva pra te deixar feliz. Se você só consegue ler sentado, limpe sua mesa, puxe uma cadeira e relaxe.

Não se force. Se estiver desconfortável, pare. Ler já é estressante por si só, mas você pode também tentar se fazer o mais relaxado possível para fingir ter melhores resultados. Brincadeira, claro que funciona.

Talvez, se um dia você chegar no nível hardcore badass little rebel da leitura, você se atreva a ler no meio do trânsito enquanto seu pai buzina ou no meio da aula de Educação Física, correndo. Mas enquanto isso, contente-se em tirar os sapatos e simplesmente apreciar o papel/superfície tátil do seu tablet e as coisinhas que dele provém, parado.

3. O livro que prometia tanto ficou chato? Mas o problema é ele ou é você? O que exatamente está incomodando? É o ritmo da história, é o personagem principal que não é carismático, é o romance xumbrega, é que ele é longo demais, é que perdeu o foco, ou pior, o interesse? Aprenda a ser crítico.

Dê uma segunda chance se achar necessário (por favor dê uma segunda chance, pense melhor, ele não fez por querer, seja misericordioso, ler é sempre bom), ou entenda por que decidiu parar e faça o possível para não se encontrar na mesma situação tão cedo. Como? Foi o romance água com açúcar que se provou não ser do seu estilo? Evite o gênero, então, ora bolas.

4. Eu já mencionei o quanto é importante terminar tudo que você lê? Dá pra fazer uma analogia muito semelhante com a escrita: o que lhe separa de um autor profissional, ó pobre e desolado escritor amador? Um autor profissional termina tudo que escreve, e não joga seu trabalho de lado nas primeiras dificuldades. Ele persiste, ele sofre, mas ele consegue.

5. Para isso, é claro, você precisa tomar seu tempo. Tem gente que lê devagar, tem gente que lê na velocidade da luz, tem gente que depende da lua para decidir. Não se sinta pressionado (principalmente por si mesmo) para ler mais rápido. O que você precisa é entender a história e se conectar com os personagens. E o ritmo em que isso vai acontecer é você quem escolhe.

Eventualmente, o ato da leitura se tornará um "novo hábito de pensamento", e você conseguirá adaptar seu cérebro a funcionar de acordo com esse novo "hábito", assim como... pois é, todas as outras coisas. É que nem andar de bicicleta. Ou aprender um novo dialeto. A fluência... vem.

6. Pelas ceroulas de Merlin, leia.

7. Reflita sobre o que acabou de ler. Fixe os pontos principais da histórias, a citações que mais lhe marcaram, o que você deseja lembrar depois. Tem gente que diz que eu falo "um bando de coisa bonita". Mal sabem eles que todos esses "insights" foram provavelmente retirados de algum lugar... 

Procure saber se há algum filme a respeito/baseado na obra. Mande um amigo seu ler também. Monte um clube do livro, sei lá, e fale sobre ele

Muitas vezes eu me encontro (preste atenção na escolha de palavra) no meu quarto abanando os braços de um lado para o outro, fervorosamente recitando alguma coisa que em algum momento não muito distante  do agora marcou a minha vida para sempre (ou até eu achar outra citação melhor, que geralmente é incorporada à primeira, mesmo se forem opostas, e assim por diante, até eu ter um discurso ou uma opinião verdadeiramente consolidada sobre algo). Não precisa tentar isso, é coisa de doido. Mas os princípios são, afinal, válidos.

8. Lembre-se: do que os humanos precisam? Humanos precisam respirar. Dê um pause, vá comer o seu jantar, o Harry não vai fugir. Ele vai continuar lá, dentro do seu livro, esperando fielmente você voltar para continuar descobrindo suas histórias, rindo e se emocionando e ficando com raiva dele.

Ler é mágica pura.
E a sua varinha de condão é a sua força de vontade.
(parei.)

Próximo post: o que eu estou lendo, mais sobre o projeto dos 82 livros. Aliás, alguém me lembre de fazer isso, eu provavelmente vou esquecer de bloggar.

Ê, laiá, minha memória.

Nenhum comentário: