quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nada é impossível para os perdedores

Sabe, às vezes eu acho que sou demais. Acho que posso fazer qualquer coisa se eu tentar. Acho que tem gente que adoraria ser meu amigo. Acho que todo mundo quer ser igual a mim.

Acho, acho, acho.

Acho tanto. Acho porque desconheço. Acho porque tenho um ego muito grande. Acho porque... simplesmente acho.

Mas do mesmo jeito que acho, também perco.

Perco porque não consigo fazer a apresentação.
Perco porque não disse aquilo na hora certa.
Perco porque é impossível fazer aquele passo de dança sem parecer ridícula.
Perco porque é assim que as coisas acontecem.

Perco, perco, perco.

E de onde veio a confiança? A coragem, para onde foi? A voz na hora de cantar? Ficou no chuveiro?

Sou capaz, sei que sou capaz. Mas é que...

Mas, mas, mas.

Sempre tem um mas.

Eu parto do princípio que todo mundo pode tudo até que se prove o contrário. Não daquela maneira dos fantasiosos livros de auto-ajuda, mas da maneira que tanto conhecemos. O jeitinho brasileiro.

Seja um rei ou rainha da enrolação. Quem enrola vai a Roma. Quem enrola sempre consegue se safar, não importa a situação. Invente motivos para o seu erro, pareça convincente e leve tudo no bom humor.

Erre, erre, erre. Continue errando. Não por sua escolha, por favor. Mas é porque assim que as coisas vão.

Meu amigo, eu erro. Você erra. O Barack Obama erra. Às vezes, nas piores horas possíveis. Às vezes você vai parecer um idiota, às vezes você vai querer sumir e chorar.

Às vezes você vai ter vontade de desistir porque não é "competente o bastante".

Avalie-se, veja os prós e contras. Analise sua real situação.

Você não soube responder a pergunta do professor. E aí? Você é burrro?
Você conhece alguém novo e fala alguma besteira, na empolgação das apresentações. E aí? Você é idiota?
Você desconhece a música nova. E aí? Você é um completo desatualizado, sem cultura?

Pense melhor, não exagere.

Pessoas vêm e vão, erros são esquecidos ou jogados pra debaixo do tapete.
Não se corroa por dentro toda vez que cometer um erro.
Assim, o máximo que vai conseguir é viver como um miserável. E ainda não vai aprender nada.

Ache que você pode. Da próxima vez.
Perca uma batalha. Ganhe a guerra.
Mas toda vez que levantar, lembre-se que vai cair.
Erre. Dê-se o luxo de errar.
E aí?
Aprenda.
Aperfeiçoe.
Incorpore.

Seja o idiota de vez em quando. É, é bom ser o idiota de vez em quando, pra variar. Mas saiba - e deixe os outros saberem - que você certamente tem um talento escondido. Nem precisa ter. Mas deixe que os outros pensem que você pode brilhar, se destacar - a qualquer momento. Ganhe respeito. Ganhe crédito.

Ganhe, ganhe, ganhe.

Tudo é uma grande contradição, e nem faz muito sentido.
Inclusive esse texto.

Mas pelo menos você viu essa foto bonitinha.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Seja o idiota de vez em quando".
Adorei.

Anônimo disse...

e a foto me ganhou HAHA Esquiiiilos *-*