terça-feira, 28 de junho de 2011

A senhorinha de óculos


Impressionante figura ela fazia, sentada à beira da escada com um cigarro na mão. Os olhos de mel cansados e distantes, enquanto tragava mais uma vez e soltava a fumaça. Corpulenta, a senhora, com leve dificuldade, conseguiu levantar, voltando à realidade, voltando à sua família.

Não teve filhos, nem precisou. Cuidou dos filhos de todos, e continua fazendo isso até hoje. É a tia favorita da nação. “Tia Pata”, “Tchéia”, ou “Tcha-tcha” para pequena Sofia – não importa o nome que você dê à Fátima, isso é o de menos.

Para mim, Tia Fátima é uma maga. Foi isso que ela sempre disse, e eu acredito até hoje. Há muito por atrás daqueles óculos tortos, que vivem enterrados em livros, jornais, revistas, bulas de remédio, qualquer coisa. Fátima possui uma enorme biblioteca, que está espalhada por todas as suas casas, cada uma em um canto diferente.

E foi ela quem me assegurou: “Mágica existe”, e mostrou que falava a verdade. Apresentou-me a prova, em forma de livro (ou melhor, sete livros), e foi o bastante.

Depois disso, não pude parar. Foram mais e cada vez mais livros. Mais tarde, vieram em outras línguas. Outros eram bem mais complexos... Então, eu levantei as asas e fui sozinha.

De vez em quando, a encontro em uma nuvem, e nós paramos para conversar, trocar experiências. Mas a nuvem passa rápido.

Mulher ocupada, tem muito o que fazer, apesar da idade. Possui uma fraqueza. Ah, sim, pois todos temos uma. A de Fátima possui dois anos, e é seu xodó. Mas é uma fraqueza boa, posso afirmar. Uma fraqueza que dá vida.

Ela levantou, e agora estava olhando para mim, curiosa. Mal sabia ela o que se passava em minha cabeça, e eu quase sorri com isso.

Mas então, ela deu aquela olhada – aquela olhada por cima dos óculos, igual a daquele grande mago que conheço, e que se conheci, foi por causa dela. Os dois são tão parecidos.

E eu pisquei aturdida, porque, talvez... ela realmente soubesse.

Um comentário:

Karla Kizem disse...

É isso mesmo!!!! Tia Fátima é especial !!! Obrigada !!!
Bjs.