sexta-feira, 10 de junho de 2011

Seu jeito diferente de ser


Nós somos diferentes, sim. Cada um carrega dentro de si uma habilidade especial. Cada um possui uma área que melhor atua. Cada um tem seu jeito de agir, seu jeito único de ver o mundo.

Não sei por que esse papo politicamente correto que surgiu atualmente de que todos somos iguais. Mas que bobagem. Deveriam falar que todos somos diferentes. E que não tem problema nenhum em ser diferente.

Algumas pessoas foram feitas para amar. Chamo-as internamente de "amadores". São os românticos, que idealizam uma vida familiar futura, que sonham em encontrar o parceiro perfeito e passar o resto da vida feliz ao lado dele. São aqueles que prezam a amizade acima de tudo e vivem, bem... em prol do amor.

Creio eu que são essas as pessoas que encontraram o caminho para a felicidade, embora quebrem a cara de vez em quando. E isso é bom. Imensamente bom. Nos poupa de problemas maiores, como crises existenciais, por exemplo.  

Mas a gente não precisa ser feliz pra ser feliz.

Feliz considerando felicidade como o jeito que você se sente bem consigo mesmo. E cada um tem seu próprio jeito. Você pode ser "feliz" indo morar sozinho no Alasca,  se isso te fizer bem.

Ninguém pode julgar essas coisas. Mais uma vez, somos diferentes.

E além dos amadores, existem os profissionais.
Sim, eu não pude evitar a piada.
Os profissionais, como o nome sugere, são "felizes" sem necessitar de muito apoio emocional. Não que essas pessoas não precisem de apoio, porque todos precisam. Mas esse apoio vem de outras fontes. Livros, escrita, o trabalho. Não depende de outras pessoas. Geralmente, veem a vida de uma maneira pessimista. Mas os pessimistas são os melhores avisados. E sim, o pessimista sabe ser "feliz".

O profissional não liga muito para todos esses valores familiares, mas não sinta pena dele. Ele detesta isso. Ele só não vê graça nenhuma nessas coisas. Mas gosta de outras coisas. E asssim, ele se realiza pessoalmente. Do jeito dele.

E ainda existem os observadores.
Os observadores são aqueles que apreciam o amor nas outras pessoas. Pode vir em conjunto com o traço profissional ou não. Normalmente, são os poetas.
Ficam "felizes" pelo simples fato de ainda existir amor no mundo. Mesmo que não consiga achá-lo para si. Mesmo sendo um fracassado no amor.
Enxergam a verdadeira beleza das palavras, de um abraço carinhoso, de uma despedida. Ao mesmo tempo, são racionais e sensatos. Eu, particularmente, gosto dos observadores. São pessoas boas de conversar.

Seja você um amador, profissional ou observador em relação ao amor, não se esqueça que a sua visão de mundo é a sua visão de mundo.

E se vem de você, então não tem nada de errado.

Você é simplesmente... diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não podia ter mais razão. E viva aos que nadam contra a correnteza!