sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nem parece Brasil

Este post faz parte do especial Semana Maluca em São Paulo.

Existem cidades aqui no Brasil meigas demais para serem corrompidas. Tão meigas que morar lá o ano inteiro deve ser uma chatice - mas mesmo assim, você, turista, adora.
Eu havia vivenciado isso apenas uma vez antes. Lá nos confins do Rio Grande do Sul, em Gramado. Mas aconteceu de novo - agora, em Campos do Jordão.

Cidades turísticas. Você nunca vai ver alguém indo pra esses lugares a trabalho - a menos que o cara esteja mentindo, assim, na cara-de-pau.

Cidades que tem cheiro de chocolate, sinfonia da natureza, cores mais brilhantes. Construções à moda italiana e alemã. Habitantes satisfeitos. Frio. Frio o ano inteiro.



Mas ainda assim, é Brasil. É casa.
Deve ser por isso que Campos atrai tanta gente na sua alta temporada, que vai de junho até o início de setembro. Os estrangeiros estão presentes, mas a maioria é brasileira.

Meu pai sempre diz "que é tudo muito lindo... mas só dá pra passar 3 dias, no máximo". Verdade. Apesar de tudo, Campos é pequena, e suas atrações uma hora se esgotam. Mas vamos falar dessas atrações.

Na verdade, qualquer lugar da cidade é uma atração.
Sempre há chances de encontrar alguém famoso passeando e se atirar em cima dele, ou então, você só precisa apreciar a vista.

Aliás, se você quiser fazer esse último de maneira mais completa, é só subir o teleférico. Vale a pena se você não morre de medo de altura. E fique preparado - vão tirar uma foto sua no final.

Depois de conhecer a cidade "por inteiro", é hora de se "embrenhar" dentro dela. Para isso, existem milhões de trenzinhos à sua disposição, sempre com guias muito divertidos.

***

-À sua esquerda, podemos ver na encosta do desfiladeiro uma das maiores pousadas da cidade. Não é muito indicada para casais que brigam - olha só a altura dela. Mas por outro lado, é ideal para levar a sogra.

***

Outra coisa - comida.
Acho que nem preciso comentar que é fantástica, mas sempre é bom acrescentar.

Já decidi que vou abrir uma Casa de Fondue aqui em Manaus, toda decorada, com excesso de ar-condicionados e garçons importados. Vai ser um s-u-c-e-s-s-o. Como que ninguém nunca teve essa ideia brilhante antes?

Porque falta isso aqui. Falta Fondue. OH. De queijo, carne... chocolate ocasionalmente tem, mas falta a qualidade, o toque... mágico? Deve ser.

Enfim, ideia anotada. Aguardem.

Sabe o que mais falta aqui? Frio. Mas lá tem de sobra. É uma das maiores amplitudes térmicas que eu já vi. Tem perídos do dia relativamente quentes (pra alguém que veio de Manaus), assim, com o Sol na sua cara. Mas aí começa a esfriar, e esfriar, e esfriar, até quando você vê no termômetro: 3°C.

É claro que faz menos que isso de madrugada, e muitas vezes acontece a geada. Pra quem nunca viu "neve", já é um bom começo. Mas tem que gostar do frio. Só desse jeito dá pra aproveitar.

Se bem que eu acredito que não tem como não curtir uma cidade como essa, não importa o quão heremita você seja.

Estava comentando que se alguém resolver se matar subindo o teleférico e se jogando lá de cima, provavelmente vai desistir rapidinho. Chega lá em cima e realiza "Mas, poxa, é um mundo tão bonito..." e dá meia-volta.

Ou então lembra que a passagem de volta já foi comprada junto com a de ida. Não dá pra desperdiçar um negócio desses.

Se quiser morrer, se joga na frente do trenzinho. Você resolve seu problema e ainda dá uma história "muito maluca" pra uma turista feliz como eu contar.

Assim como essa.
E é assim que termina a minha semana em São Paulo.

Com vocês, as fotos da viagem.

Feira Eletrolar - São Paulo.

Mouses, muitos mouses...

Andando pela cidade.


Não precisa explicar.
- Campos do Jordão.

A vista que eu falei.

Um comentário:

Gustavo disse...

Gostei seu blog ta bem europeu.