sábado, 16 de julho de 2011

Precisa explicar sobre o que é?

Harry Potter, é claro que é Harry Potter.

Se você ainda não viu o Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 e não deseja ler spoilers, sugiro que pare aqui. Sugiro, não, ordeno. IMPERIO! VÁ PRO CINEMA, CORRA.

Vamos esperar as pessoas saírem organizadamente do blog. Pronto? Muito bem, posso começar.

***

Sinceramente, caro cinema, eu ainda não estava preparada quando o senhor desligou as luzes e começou a passar aquele trailer do... nem lembro mais. Tudo que conseguia pensar era "PARA TUDO, POR FAVOR".

Eu tinha a pipoca nas mãos, mas realmente não fazia a menor ideia do que estava fazendo ali. Não que eu fosse poser, pelas ceroulas de Merlin. Mas não podia - não queria - acreditar que este era o último. A última vez que eu iria assistir pela primeira vez Harry Potter.

Quando minha mãe disse "Juízo..." e abriu a porta do carro, eu respondi "Não se preocupe, mãe - eu volto mais velha". Talvez ela não tenha entendido nada. Mas tudo bem.

Ninguém de fora do círculo pode entender. Ninguém fora da cúpula protetora de Hogwarts sabia o que estava realmente acontecendo. Eles não estavam lá. Não viveram isso com a gente.

Nós somos a geração Harry Potter, como eu canso de repetir. É nossa. Dez anos é muito tempo. E será para sempre nosso orgulho dizer "eu lembro daquela confusão", e depois completar "mas valeu a pena cada momento".

Mas o filme começou - cedo demais.

Logo com uma cena de partir o coração. Snape, parado no alto, observando seus alunos com... com... E com que adjetivos podemos descrever a atuação de tirar o fôlego de Alan Rickman? Você não explica, você sente. Simplesmente sente.

E vemos então o trio no Chalé das Conchas. Fico impressionada em ver como Daniel Radcliffe cresceu como ator. Todos os três, na verdade. E pensar que quando os encontrei pela primeira vez...

Nós crescemos, crescemos. Não adianta - a gente sempre cresce. Peter Pan pode ser feliz na sua Terra do Nunca, mas esta não é nossa realidade. A realidade é dura e machuca - mas nós precisamos dela para viver. Simples assim. E assim como a vida, o filme continua também.

E então - Gringotes.
Bellatrix estava muito (muito) meiga como Hermione - ou vice-versa. Nessa hora, desejei estar assistindo o filme em 3-D. As cenas com o dragão foram, assim, "WOW". Eu fiquei com pena dele depois, coitado. Ficou vagando cego por aí. Espero que não tenha topado com uma montanha.

Mas nunca saberemos, pois o filme segue em frento. Até aí, pensei "Merlin, está indo tudo muito rápido", mas logo minha opinião mudou. Pois ali que o filme tinha realmente começado.

A Batalha Final.
Você que duvidava de Minerva McGonagall... Precisa ver. Ela foi a comédia, ela foi o drama. Ela nos fez rir assim como vez muitos chorarem. Podíamos sentir a dor dela através dos olhos verdes e cansados. Por favor, uma salva de palmas para a Dama Maggie Smith. Ela merece.

E já que estão em pé mesmo, outra salva de palmas para Julie Walters com sua Molly Weasley, que finalmente mostrou neste filme por que veio. E a cara da Bellatrix de eu-não-acredito-que-estou-sendo-morta-por-uma-dona-de-casa, então? NOT MY DAUGHTER, YOU BITCH.

Já que estamos falando de BAMFs que até Chuck Norris ficaria impressionado, não podemos esquecer Neville. Matthew Lewis que cresceu e que se tornou um rapaz muito bonito, apesar da incredulidade geral da nação. É, Neville, você honrou seus pais.

Agora, Warner, esquece tudo que eu disse, eu amo você. Amo o fato de você ter DESAFIADO JK ROWLING E MUDADO DE VEZ O CANON. Porque Luna e Neville FORAM feitos pra ficar juntos.

Falando em "feitos pra ficar juntos", eu nunca fui muito fã do Ron - até esse filme. Eu acho que nem preciso comentar o TÃO ESPERADO BEIJO, que foi uma das coisas mais fofas que eu já vi. O cinema explodiu em aplausos mais uma vez, e eu embarquei nessa.

Mas, agora, vejo que todo esse texto foi feito para chegar neste momento - Snape. Snape e suas memórias.

Sinceramente? Alguém, por favor, dê um Oscar pra esse cara.

Só ele mesmo para conseguir fazer algo melhor do que JK escreveu. Eu não quero me aprofundar neste assunto, senão fico emocional de novo - e já foi difícil sair uma vez desse estado. Preciso de uma pausa, só por hoje.

Talvez eu faça um post especial sobre isso - amanhã.
Porque "o homem mais corajoso que eu conheci" merece exclusividade.

E o trem partiu.
O trem partiu levando Albus Severus, o trem partiu ao som de Hedwig's Theme, e eu me peguei acenando incessantemente para a tela. Não era adeus, era até logo. Sabia disso. É só lembrar das sábias palavras de Albus Dumbledore - é claro que você lembra.

You'll always remember.

***

A sala estava esvaziando, e nós finalmente ousamos descer as escadarias - eu com a minha capa esvoaçante. Permiti-me correr pela sala, dançar pela sala, dar tchau para os créditos, fazer tudo que eu gostaria de fazer antes da fase 3. Sim, fase 3.

Meu uniforme da Grifinória chamava a atenção, sabia disso. Mas as pessoas sorriam para mim. Eu não era louca - não hoje.

E eu sorria de volta.



Nenhum comentário: