quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Benvinguts a Barcelona


Sim, vocês leram certo. Benvinguts não é marca de Yogurt. Benvinguts, na verdade, poderia muito bem ser substituído por Bienvenidos, já que Barcelona fica na Espanha. Mas não seria certo. 

Não seria certo, pois em Barcelona não falam espanhol - falam catalão. É uma coisa muito legal de se descobrir minutos antes de embarcar. "Quer dizer que eles falam uma língua que eu não conheço? Pô, muito show, legal, maneiro, bem fácil, então".

Não se assustem com o catalão como eu. Na verdade, é bem mais parecido com o espanhol do que se imagina. Exceto por uma mania absurda de acrescentar "t" no final de praticamente toda palavra, como "oportunidad", que vira "oportunidat". Devem ter feito isso só pra ser do contra, vou te contar. Mas lendo, lembra bem mais o português que o espanhol. Enfim, no final, não foi um problema.


Barcelona foi a cidade mais linda que visitamos, em todos os sentidos. Construções exóticas arquitetadas por Antoni Gaudí, povo "latino" e clima mediterrâneo. A avenida Las Ramblas mostra muito bem esse lado da cidade. É como a Av. Paulista, só que... na Espanha. E sem os prédios altos. Ok, não se parecem muito. Mas mesmo assim, lembra. Você anda, anda, anda, e sempre tem alguma coisa nova para ver.

Foi num ônibus turístico pela cidade que nós juramos ter encontrado o Steven Spielberg, conforme contado em posts anteriores. Ele e a esposa. Mas até a aparição do maior cineasta de todos os tempos não nos distraiu da visão mais impressionante da Espanha: a Sagrada Família, catedral inacabada até hoje, também projetada por Gaudí, assim como quase tudo na cidade. Não conseguimos entrar, pois a fila estava quilométrica, mas deu pra ter uma boa ideia do seu interior, o que nos deixou pior. Talvez da próxima.


Entramos no Estádio do Barcelona, e eu saí convertida. Se é pra torcer por algum time europeu, que seja esse, então. Avaliado em 5 estrelas por alguma entidade importante do futebol irrelevante agora, ele é um ponto turístico divertido até para aqueles que não gostam de futebol. Como eu. Só de passear pelas salas interativas, tocando coisas e abrindo vídeos, olhando para os telões no teto, entrando praticamente no campo como os jogadores, e poder ouvir a torcida nos amplificadores, e tudo mais, já vale a pena.


Meu lábio rachou, assim como toda a minha cara, na saída do estádio. Mas não foi de emoção, foi pela umidade mesmo. Tivemos que correr pra uma farmácia, onde a farmacêutica catalã salvou o resto da nossa viagem. Afinal, aquela ainda era a segunda parada.

Toda a nossa estadia em Barcelona foi leve e divertida, e um dia eu ainda irei voltar para ver a catedral terminada. Se é que UM DIA vão terminar aquela coisa.


Nenhum comentário: