domingo, 12 de fevereiro de 2012

Melancolia vespertina...


Lembro vagamente de um post que fiz ano passado na entrada do 9 ano do Ensino Fundamental. Ele falava de bolhas, medo e filas de cantina, acho. Não vou dizer que era feliz e não sabia, porque, nananana, eu não era, não, nem adianta.

Mas, ok, estou ligeiramente menos feliz que antes.  Porque lembro também vagamente de um comentário que falava que no 1o ano, você enfrenta um monstro disfarçado de prova, e ele quer te comer. Não duvido.

Logo no primeiro dia de aula, todos falando da importância do PSC (Processo Seletivo Contínuo), que ele é a sua porta de entrada mais fácil pra faculdade e o quanto o Enem é uma loucura para passar e todas essas coisas.  É um saco, monótono e repetitivo. Mas você sabe que é verdade. Agora você é quase gente grande. E o 1o ano é o que possui mais conteúdos, mais matérias, mais estresses e unhas roídas, segundo depoimentos de sobreviventes que preferiram não se identificar.

É até engraçado, se você for parar pra pensar. Quando eu era pequena, achava que nunca iria chegar na 6a série. Nossa, a 6a série era algo inalcançável, nossa, nunca que eu iria viver para chegar na 6a série. E eu via nos filmes o pessoal super legal da 6a série, que saía por aí resolvendo mistérios e... sendo legal, ah, como eu queria ser um deles. E o pessoal da 6a série nas histórias sempre sofria bullying dos garotos enormes e malvados da... 7a série. Bons tempos, bons tempos.

Boas notícias aos navegantes - passamos da 6a série. Yay. Não só na 6a série, mas como também do 9 ano do Ensino Fundamental.

E agora nós temos aula a tarde. Que maravilha. Estudo de manhã desde que me conheço por gente, o que deve ter sido lá pela 2a série. Estudar a tarde a partir de então virou sinônimo de horror.

Lembrava da melancolia vespertina que sentia, a desgraçada sempre batia às 17 da tarde e durava até a hora de chegar em casa. Me sentia meio inútil e achava que estava desperdiçando tempo, perdendo a manhã e a tarde toda, tendo que fazer tarefa só à noite. Tudo isso na minha cabeça de 2a série era demais para aguentar. Saí do turno vespertino em setembro e terminei o ano no matutino.

Nunca fiz a 3a série. Mas isso porque no ano seguinte o ensino passou a ser contado em anos e não séries,  e fomos colocados automaticamente no 4o ano. Foi uma confusão. Enfim.

Só que agora estou sendo obrigada a estudar de tarde nas quartas-feiras. Entrando no colégio às 7 e só saindo às 18. O que é normal nessa fase do campeonato, mas ainda assim a pain in the ass. Bom, tudo é melhor que estudar no sábado.

Mas esse sentimento, essa melancolia, essa nunca vai embora. 17 horas ela dá oi. Mesmo com um dia da semana a mais, mesmo se fazendo útil, mesmo estando no 1o ano... o cérebro se engana.

E lá estamos todos nós, toda quarta-feira, alunos deprimidos, calouros do Ensino Médio, assistindo o último tempo do dia às 18 pelo resto do ano.

Dai-me paciência, porque se me der força eu mato.


Votos sinceros de boa semana, pessoal.

Nenhum comentário: