segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Willkommen in Bern!


Ou seja lá como se escreve isso em alemão.

Berna, Berna, ó minha querida Berna, a cidade de um dia só, a cidade onde deu problema com os trens, a cidade do frio absurdo, a cidade do Carlinhos, quantas lembranças boas tenho de você.

Desde o trem, com os franceses revolucionários ao meu lado, a russa bonitona do outro, a espanhola e o suíço indo visitar a família - pessoas que marcaram a viagem sem perceber.


Berna, você é tão pequena. Ficamos com medo de ficar só por um dia e meio, mas deu pra conhecer tudo e ainda ficar entediado. As fontes por toda a cidade, a água gelaaaaada, os elétricos, a falta de carros, a calma de cidade pacata europeia. E os ursos. Os ursos de Berna, os ursos que deram nome à cidade - todos hibernando.

Ninguém merece.

O alemão, esse sim foi o problema. Papai arranhando algumas coisas, como sempre, e eu lá, just standing there. Existem três línguas oficiais na Suíça, dependendo da cidade que você está visitando: alemão, francês ou italiano. Passar por essas três línguas num dia só não é tarefa fácil.



Especialmente em Lausanne, quando a vovó simpática resolve falar com você em francês e pouco se lixar pro fato de você não estar entendendo e ainda estar repetindo "Je ne comprend pas. Je ne parle pas français". Gente fina.

E ainda conseguimos neve! Nevou, nevou, nevou em Berna. No começo estávamos preocupados, pois ninguém parecia estar realmente trajado para enfrentar esse tipo de frio, mas vejam só que coisa legal - em Berna não venta. Ou pelo menos, não ventou.


A capital suíça recebeu nota 11 quanto a paisagem, dando destaque ao Rio Aar, o favorito do meu irmão. Vamos lá, divirtam-se tentando falar isso com sotaque alemão. Tiramos algumas fotos que dariam uns belos cartões-postais. E um vídeo lindo que postarei outro dia. Berna, Berna, Berna.

O que mais falar sobre você?

Nada, ou então, eu estrago.

Nenhum comentário: