terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Eu quero as minhas bolhas de volta

Nono ano.
Provavelmente, eu sou umas das primeiras pessoas que tem a honra (?) de dizer que estudam nessa série. Afinal, ela ainda é só um bebê.

Você pode dizer: Mas, é a mesma coisa que a oitava série, só muda o ano... Whatever.

A diferença do oitavo ono para o nono é gigantesca. Um salto para lua.

Lembra quando a maioria dos seus professores eram mulheres, felizes, amadas e queridas? Pois é. Agora temos homens carrascos, impiedosos e até um pouco perturbados. Não, não é o exército. É o colégio. Só pra lembrar...

Todo dia, temos pelo menos 6 tarefas para casa, 4 delas bem complicadas e cansativas... Nós temos 6 tempos de aula todo dia.

Temos que estar atentos a tudo, e se duvidar, até quantas vezes um professor respira, porque isso pode cair na prova. Provas estas que agora são muito mais complexas, lógicas e chatas. É uma vida de tensão e total pressão.

O pior: o tempo não passa. Ou melhor, passa, até rápido demais... nas horas que não deve.

Agora, você deve estar se perguntando: E não era assim antes, não?

Bom... era.
Mas agora, as dimensões são outras.
Afinal, estamos a caminho do Ensino Médio.

E fica aquela sensação de "Será que eu vou conseguir?", "Será que eu vou passar?", "Se eu me ferrar, quero pelo menos que outros se ferrem comigo", essas coisas.

Não tem mais tempo para brincadeiras. A coisa ficou séria.

Ou você entende a porcaria de física... ou você se lasca.
Ou você tenta entende aquelas maluquices de química... ou tchauzinho.

Nesse meio tempo, você fica se perguntando: MAS PRA QUE ESSA MERDA VAI SERVIR NA MINHA VIDA?

Pra nada.
Mas você TEM que aprender.

O pior de tudo não é nem isso. É o terrorismo em sala de aula. Os professores fazem questão de te deixar o mais perturbado possível, sério, eu acho que eles ficam rindo da nossa cara na sala deles, e distribuindo estrelas pros mais carrascos da semana, porque né...

Este ano, as salas da 9 foram divididas em 4 turmas: A, B, C e D.

Para resumir...

Na A, temos os novatos no colégio, a maioria baderneiros.
Na B, temos os sem-futuro. Os professores entram com um escudo na mão e um pincel de lousa na outra.
Na C, temos os que ainda tem um raiozinho de esperança... lá no fim do túnel.
Na D, temos os tímidos, nerds, inteligentes e aplicados.

Os professores ficam tão felizes em sair das 3 primeiras turmas, que pegam suas maletas e começam a cantar: "Eu vou, eu vou, pra 9D, eu vou...".

Pela primeira vez, os "nerds" estão sendo valorizados. Sim, agora vocês são os caras do colégio. Eu tenho orgulho de ser da 9 D. O chato... é a letra. Sim, a letra. Eu e meus amigos estudamos na A a vida inteira, e agora com essa divisão, fomos pra D.

Vai demorar um mês até eu parar de escrever "turma A" em cada folha avulsa que eu receber.

Bom, e agora, você deve estar pensando: AH, que legal, viu, não é tão ruim...

COMO QUE NÃO É RUIM O QUÊ?

É muita pressão pra 9 D ser perfeita. Qualquer nota fora da média 9 já vai ser UM ESCÂNDALO.

Pelo menos, isso é o que o povo da sala diz.
Eu não vou na onda deles, acho que todo mundo lá é companheiro, e ninguém vai zoar, maaas... vou esperar as primeiras provas antes de dizer mais alguma coisa.

Nossa, esse papo todo me deu fome. E por falar em fome, EU VOU RECLAMAR PRO SINDICATO a respeito da hora do recreio no Centro Educacional Adalberto Valle.

Temos 20 minutos de lanche.

No sétimo ano, eles pareciam 20 minutos.
No oitavo ano, eles pareciam 15 minutos.
No nono ano... cara, a gente tem recreio? Eu nem sabia.

Lá no colégio funciona assim... ou você leva sua bolachinha de casa, ou você encara O Monstro do Lago Ness... a fila do lanche.

O preço sobe 50 centavos a cada ano. Neste, cada ficha de salgado podre ou de refrigerante quente custa 3 reais cada. É uma puta falta de sacanagem, como diriam os fãs do Restart.

E esta nem é a pior parte. A pior parte é a FILA QUILOMÉTRICA QUE DÁ VOLTAS E VOLTAS, E VOCÊ NÃO CHEGA EM LUGAR NENHUM... aí o jeito é furar.

Sim, todos os valores que nós aprendemos nas salas de aula do 3o andar são deixados de lado quando chegamos no térreo... Vá no meu colégio e você virá a luta pela sobrevivência, pela comida.

Ou você chega cedo na fila... ou você não come.

E ONDE O NONO ANO ENTRA NESSA HISTÓRIA? Os professores estão nos liberando 3 minutos após a campa tocar, e isso significa MORTE CERTA, CAUSA DA FOME: DESNUTRIÇÃO.

Vamos fazer uma conta esperta de matemática.

3 minutos - Tempo que os profs. nos prendem em sala de aula
2 minutos - Tempo que levamos descendo a rampa e chegando na fila.
10 minutos - Tempo que passamos na fila.
5 minutos - Tempo que tempos para COMER, CONVERSAR, IR AO BANHEIRO, SER FELIZ E VOLTAR PRA SALA.

É por essas e outras que eu agora  sou uma adepta dos comedores de cookies e Ruffles. Pelo menos de fome eu não morro.

Detalhe: Se nós não chegarmos na sala 1 minuto depois que a campa bate, não podemos mais entrar.

ASSIM NÃO DÁ PRA SER FELIZ.

AH, que saudade dos meus tempos de criança, quando eu usava a massinha, escrevia meu nome com tinta guache vermelha, e o recreio durava o dia todo...

Que saudade dos tempos que eu voltava na escola, deitava na varanda e começava a soprar minhas bolhinhas de sabão, e as observava flutuar pelos ares, antes de estourarem e jogarem sabão na minha cara.

Que saudade de quando a minha vida era exatamente como aquela bolha de sabão... despreocupada, sem rumo, que seguia os ventos até espocar... e assim outra bolha exatamente como a anterior seguia seu caminho. Sim, porque bolhas de sabão nunca estão sozinhas.

E, por isso, hoje, eu só tenho mais uma coisa a dizer:

Eu quero as minhas bolhas de volta.

3 comentários:

Anônimo disse...

Menina, que coisa essa de bolha de sabão... Sabia que eu adoraria ser uma bolha de sabão também? Por que será???
Acho que podemos ter o mesmo DNA... rsrs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossa, você passou para palavras tudo que eu estava sentindo ano passado. Esse ano entrei para o 1º ano do Ensino Medio, acredite a coisa é pior.

Quando eu estava no nono ano, eu até fiquei nervosa e tudo, mas foi só no começo, depois eu percebi o quão divertida são as matérias que voce vai dar esse ano, se você se esforça vai se dar bem, mas cuidado você não pode ter em mente que vai ser difil e pronto, assim você nao aprende mesmo, mas tambem nao pode relaxa demais, se não... bom, nao preciso nem comentar. Mas voce tem que levar a sério mesmo, essa é a chance que voce tem de mudar, de melhorar.

Por exemplo, nos outros anos eu tambem era uma boa aluna e tudo mais, porem esse ano eu melhorei de tal forma que passei como a 1ª da seria - fiquei pasma, acredite - e olha que são mais de 100 alunos na serie inteira. E tinha uma garota que estudava comigo, super estudiosa e tudo, que achava que, como tinha ido bem nos outros anos, nao precisava se esforçar muito. Resultado: quase reprova.

Bom, eu ainda tinha muita coisa pra falar, mas percebi que o comentario ta ficando muito grande, entao acho melhor eu parar por aqui.

Só mais uma coisa: estude bastante, depois de umas semanas voce acaba se acostumando, mas leve o colegio a serio, a materia que voce vai dar esse ano e apenas a introdução do que você vai aprender no Ensino Medio, por isso NAO DECORE, APRENDA MESMO, se fizer isso voce vai se sair muito bem no nono ano e dai pra frente, fica a dica :)